21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Cientistas querem aumentar produção do milho doce

2018-09-12 15:03:00

Cientistas da Universidade da Flórida (UF), em parceria com o Instituto Nacional de Alimentos e Agricultura dos Estados Unidos (NIFA) estão tentando encontrar características genéticas que tornem o sabor do milho doce ainda melhor, além de fazer com que ele dure mais e cresça melhor em todo o país. De acordo com Mark Settles, professor de ciências hortícolas do Instituto de Ciências Agrárias e Agrícolas da UF, a iniciativa pretende usar esses genes do milho doce para usá-los no tradicional.

"O que queremos fazer é encontrar os genes que fazem do milho um vegetal saboroso e poder usar esses genes na criação tradicional Por exemplo, esperamos aumentar os níveis de açúcar do milho doce, que é um vegetal muito popular. Mas houve poucas inovações revolucionárias que aumentariam o sabor e o rendimento do milho doce”, explica.

Segundo Settles, menos de 14% dos adultos norte-americanos consomem a quantidade de vegetais recomendada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para uma dieta saudável. Além disso, ele afirma que o consumo de frutas e vegetais está em declínio nos Estados Unidos.

"Como o quinto vegetal mais popular da América, o milho doce não é uma exceção a essa tendência. No entanto, a demanda para o mercado fresco e milho congelado está aumentando, em relação ao milho em conserva, os criadores precisam ser capazes de fornecer a melhor semente de milho doce possível, como parte de campanhas federais para incentivar os americanos a comer legumes suficientes”, comenta.

Para começar a encontrar os melhores traços genéticos, os cientistas examinarão as sementes de milho doce existentes para encontrar genes que, entre outras coisas, ajudem o milho a crescer logo após o plantio. "Nós também queremos fazer o sabor do milho bom por mais tempo", finaliza.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete