21/09/2007 17:38

Estado recebe R$ 27 milhões pra concluir ação contra aftosa

Ontem à noite o governo do Estado recebeu a confirmação da liberação ppelo Ministério da Agricultura de R$ 27 milhões que estavam faltando para continuar trabalhos contra a febre aftosa. No próximo dia 25 sai o resultado de mais uma sorologia. Já houveram três ações de coleta de sangue dos animais para verificação da circulação viral.

Missão da OIE (Organização Internacional de Equizotiase) deve chegar ao Estado em dezembro. A expectativas das autoridades sanitárias do Estado é de que em maio do ano que vem Mato Grosso do Sul possa estar liberado totalmente em nível internacional.

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) fez publicar no Diário Oficial de hoje a Portaria nº 1330/2007 autorizando o trânsito intermunicipal de bovídeos com origem nos
municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã. A propriedade de destino dos animais deverá estar localizada em um dos três municípios.

Segundo o Art. 2° da portaria, fica autorizado o ingresso de bovídeos provenientes de outros municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, regiões e Estados considerados livres de febre aftosa com ou sem vacinação, destinados aos três municípios da fronteira com o Paraguai.

O trânsito de animais somente será autorizado pela IAGRO, após solicitação formal feita pelo proprietário dos animais ou seu representante legal, aos inspetores locais dos três municípios envolvidos e acima citados, com no mínimo 72 (setenta e duas horas) de antecedência.

Fonte: Dourados Informa