19/09/2007 13:22

Conab leiloa 50 mil toneladas de milho de MS

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) leiloa nesta quinta-feira (20) quase 50 mil toneladas de milho dos estoques do Governo Federal em Mato Grosso do Sul. Segundo a superintendência regional no Estado, a comercialização ocorre com subvenção do Valor de Escoamento do Produto (VEP).

“O leilão vai disponibilizar o milho para as empresas das regiões Nordeste (exceto Maranhão), Norte (com exceção do Pará e Rondônia), além do estado do Espírito Santo e região norte de Minas Gerais”, explica o superintendente regional da Conab, Alfredo Sergio Rios.

Segundo Rios, os valores serão publicados no final da tarde de hoje (18), no site da Conab (www.conab.gov.br). Mas ele acredita que o valor da saca de 60 quilos não deve ultrapassar R$ 19,00 e o do prêmio VEP ficará em torno de R$ 5,00, lembrando que o prêmio só é pago quando o comprador comprova o escoamento do milho para as regiões delimitadas pela Conab, já que o certame visa garantir o abastecimento dessas regiões.

No entanto, há possibilidade desses valores serem alterados de acordo com a procura do produto no mercado. De acordo com o comunicado da Conab, poderão participar do leilão os setores de avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e indústria de ração e de insumo para ração.

O total de milho a ser leiloado pela Conab nesta quinta feira é de 181,3 mil toneladas, incluindo os estoques de Goiás (11,4 mil toneladas) e Mato Grosso (119,7 mil toneladas).

Fonte: A Gazeta News