28/03/2007 08:12

Cel. Sapucaia: Projeto visa criação de cooperativa

O Prefeito de Coronel Sapucaia, Ney Kuasne, juntamente com o vereador Celso Cabral, estudam um projeto de lei, que visa à instalação de uma cooperativa para o plantio de eucalipto no município.

Após uma reunião realizada neste sábado 17, na Câmara Municipal, que contou om a presença de agricultores e autoridades locais, ficou demonstrado o interesse de ambas as partes para a instalação da cooperativa, que tem o intuito de gerar renda e novos empregos em Coronel Sapucaia. Segundo o vereador Celso Cabral, a instalação da cooperativa, vem a somar para o município e para a população. “O plantio do eucalipto vem se demonstrando uma atividade altamente rentável, com garantia de lucro para os agricultores, gera empregos e renda para Sapucaia e ainda ajuda o meio-ambiente”.

O eucalipto vem se tornando uma atividade viável para muitos agricultores, pelo preço do seu plantio, por ter um baixo custo de manuseio, e por não necessitar de uma área grande de terra para se garantir um bom lucro. Além disso, o eucalipto é 100% aproveitável, a madeira tratada pode ser usada na fabricação de móveis, e a considerada de má qualidade pode ser comercializada para carvão, e das folhas são extraídas um óleo que é utilizado como combustível alternativo.

O Prefeito Ney demonstra-se muito otimista com a instalação da cooperativa. ”Sapucaia dará um enorme salto com o plantio dessa madeira, pois se criará mais emprego, o município arrecadará mais impostos, que automaticamente beneficia a população, com reformas de escolas, compras de remédios e várias outras obras, além disso, há também a questão ambiental, já que uma parte dessa plantação irá fazer o reflorestamento de áreas degradadas”.

Fonte: A Gazeta News