27/03/2007 17:36

Hospital do Câncer de Barretos atendeu em Sapucaia

Através dos esforços do Presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, José Segundo Rocha, e uma parceria entre o município e o HC de Barretos, a Unidade Móvel do Hospital do Câncer da Barretos (SP), Fundação Pio XII, esteve atendendo gratuitamente no município, neste último sábado dia 24/03. A carreta esteve estacionada em frente à Escola Municipal no Bairro Vila Nova, com uma equipe composta por seis profissionais, entre eles, o médico oncologista Jacó Saraiva de Castro, a enfermeira Isabete Souza Silva, as auxiliares de enfermagem Patrícia de Oliveira, Vanessa Aparecida Jorge e Iara Cristina, e o motorista da carreta Eduardo Teixeira, já em contrapartida o município também dispôs de uma equipe de Agentes Comunitárias de Saúde, para ajudar no atendimento.

No local, foram realizados cerca de 120 exames, sendo 40 de próstata, 40 do colo uterino e 40 de pele, divididos em dois períodos matutino e vespertino, previamente, agendados pelos agentes comunitários de saúde, após triagem entre a população. Segundo o médico oncologista, os exames serão encaminhados ao Hospital de Barretos, para serem analisados por uma equipe médica e, em seguida, encaminhados ao município. "Se houver alterações, os pacientes serão convocados, lembrando que isso não significa que eles estejam com câncer, mais sim, apenas submetidos a novos exames", ressalta Jacó Saraiva.

A Unidade Móvel possui todo o suporte necessário para a realização de exames desta natureza, também com um elevador hidráulico, garantido maior conforto aos pacientes com dificuldade de acesso à carreta.
O seu interior é dividido em três consultórios, um de próstata e dois para exames ginecológicos. Ainda, um centro cirúrgico, utilizado para biopsia, dependendo de cada caso.

Conforme o Coordenador da HC de Barretos em Coronel Sapucaia Dr. José Segundo Rocha, todas as expectativas foram alcançadas, inclusive com o atendimento de pessoas da área de fazendas, sítios e colônias.
Dr. Segundo, agradeceu a todos que apoiaram a iniciativa de levar a carreta até Coronel Sapucaia, destacando o grande empenho do Prefeito Ney Kuasne e do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Eleonor de Jesus Ximenes. Para Dr. Segundo , esta foi mais uma grande conquista. "Me sinto orgulhoso em ter me empenhado junto ao HC de Barretos para proporcionar esse atendimento à nossa comunidade, pois a prevenção é muito importante, impede conseqüências mais graves", comentou o Presidente da Câmara José Segundo


A presença da carreta na cidade é devida uma à parceria entre o município e a instituição hospitalar. A equipe de Barretos, desde o mês de fevereiro, está atendendo no Estado, visitando 22 municípios, todos parceiros do Hospital de Câncer. A Unidade Móvel retornará para São Paulo no próximo dia 29.
Para a equipe da Unidade Móvel, além de ser uma forma de agradecimento aos municípios colaboradores, a visita agem como um estímulo à prevenção do câncer, despertando a curiosidade dos pacientes em relação ao atendimento da carreta. "Prevenção é todos os dias, câncer pode ter cura, mas primeiro depende do estágio que a doença se encontra", explica ele.

Durante os atendimentos, a enfermeira do Hospital do Câncer de Barretos, Isabete de Souza Silva, proferiu uma palestra sobre a estrutura do hospital e os trabalhos da equipe da Unidade Móvel, também foi oferecida orientações sobre a prevenção do câncer, com a demonstração de vídeos em telão. Entre elas, a de prevenção e orientação de câncer bucal, controle do tabagismo, prevenção primária do câncer, seus fatores e de todos os tipos, inclusive de laringe, a saúde da mulher, enfocando a prevenção do câncer uterino; na orientação de uma alimentação mais saudável para a prevenção do câncer.

Fonte: A Gazeta News