19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Prefeitura de Caarapó libera salários de maio dos servidores

2018-05-31 15:02:00

Já estão nas contas dos servidores públicos municipais de Caarapó, desde a manhã desta quarta-feira (30), os valores referentes aos salários do mês de maio. A liberação segue os padrões da administração municipal, que tem a prática de antecipar o pagamento dos salários.

 

Foram depositados R$ 1.534.000,00, equivalentes a 60% do restante dos vencimentos do funcionalismo municipal de Caarapó. 40% haviam sido antecipados na primeira quinzena deste mês.

 

“Apesar das dificuldades, estamos conseguindo manter a folha salarial em dia, mesmo com a queda de receita que se acentua nesse período”, destacou o prefeito Mário Valério (PR). “O nosso esforço é para que possamos cumprir os nossos compromissos, sem penalizar o funcionalismo”, acrescentou.

 

Situação de emergência

 

No início desta semana, o prefeito Mário Valério decretou situação especial de emergência no município. A medida é por tempo indeterminado.

 

O dirigente justificou a ação considerando a paralisação nacional dos profissionais do transporte em manifestação contra os preços dos combustíveis, dentre outras reivindicações, que tem afetado diversos setores da economia na circunscrição do município, provocando o desabastecimento de materiais e insumos essenciais, como combustível e alimentos, inviabilizando o transporte escolar regular e a manutenção das aulas na rede municipal de ensino por falta de gêneros alimentícios componentes da alimentação escolar.

 

Além disso – justifica o mandatário – há necessidade de adoção de medidas preventivas, com o objetivo de manter e resguardar os serviços de caráter essencial, considerando a indefinição quanto ao fim da paralisação das manifestações dos caminhoneiros e o tempo necessário para se retomar as condições normais de transporte e distribuição de produtos essenciais.

 

Na prática, a prefeitura fechou. De acordo com Mário Valério, carros e máquinas estão parados. Apenas os serviços essenciais, como coleta de lixo e atendimento na área de saúde, estão sendo realizados. Setores como Tributação e Cadastro, além do Departamento de Contabilidade, estão funcionando em regime de plantão. Mesmo com os serviços reduzidos, os secretários municipais estão autorizados a adotar todas as medidas necessárias para a manutenção da regularidade das atividades institucionais e limitar demandas visando ao atendimento da saúde – especialmente o transporte de pacientes com ambulância – e demais serviços essenciais.

 

“Apoiamos a paralisação dos caminhoneiros, pois achamos que não é justo que aqueles que transportam o progresso Brasil afora arquem com o alto custo dos combustíveis e ganhem tão pouco com os fretes de baixo valor. Assim, a luta pela redução do preço do diesel é absolutamente justa”, declarou, acrescentando que espera que a situação retorne à normalidade nos próximos dias.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete