29/09/2007 23:35

Itaquiraí:Prefeitura incentiva plantio de hortaliças

A Prefeitura de Itaquiraí, por meio da Gerência de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, está realizando reuniões em grupos organizados, para discutir a implantação de hortas caseiras, pelo Programa Prato Cheio - Cultivando uma Horta em Sua Casa. Com esse trabalho, a Administração tem a pretensão de que os agricultores produzam e consumam hortaliças saudáveis e de qualidade. ”Dessa forma os agricultores terão uma alimentação mais saudável, mais orgânica, produzida por eles próprios,”, afirma o gerente de Agricultura, Aldo Farina.

Já foram realizadas seis (6) reuniões com duração de 2 horas em três movimentos sociais: CUT (Central Única dos Trabalhadores, FAF- Federação da Agricultura Familiar e FETAGRI - Federação dos Trabalhadores Rurais). A Administração Municipal pretende, ainda, em caso de necessidade e demanda, oferecer oficinas específicas, como por exemplo, o preparo de caldas e biofertilizantes.

Dessa forma, estão sendo discutidos processos de produção, onde os pré-assentados estão sendo preparados para quando conquistarem seus lotes, sentirem-se aptos a lidar com o plantio. Cada família, recebe ao final da reunião-oficina, um folder do “Cultivando uma Horta em sua Casa”, contendo as orientações mínimas para a implantação da horta caseira.

A Administração Municipal investiu na compra de 46 kg de sementes de hortaliças, compreendendo 8 variedades: alface, almeirão, cebolinha verde, repolho, abóbora, cenoura, quiabo e salsa. Grupos organizados coletivamente também recebem adubo orgânico e calcário.

Segundo o agrônomo da Gerência de Agricultura, Marcos Mariani, pretende-se realizar mais reuniões com os demais grupos do Pré-Assentamento Santo Antônio, com o objetivo de atingir 1, 4 mil famílias. “É uma satisfação muito grande acompanhar esse trabalho e observar nos olhos das pessoas a alegria por terem a oportunidade e o apoio para implantarem uma horta comunitária em seus grupos e obter produtos de qualidade”, afirma.

Fonte: Sulews