29/09/2007 03:32

Caarapó discute implantação de museu

A prefeitura de Caarapó promoveu na última quinta-feira (4) uma ampla discussão sobre a criação do museu do município. O debate foi conduzido pelos técnicos Cláudia de Medeiros e Caciano Lima, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. 

O encontro teve a presença da sociedade civil organizada, professores da rede municipal e estadual de ensino, empresários, membros dos conselhos municipais de Turismo e de Cultura e de autoridades municipais, a exemplo vice-prefeita e coordenadora do Departamento de Turismo e Cultura, professora Teresinha Aparecida da Silva Batista, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Sanches Nakayama, da secretária municipal de Ação Social, Ivete Gilda de Paula Gimenes, e do secretário municipal de Administração, Finanças e Assuntos Jurídicos, Carlos Martins, que representou o prefeito Mateus Palma de Farias.

Segundo a professora Teresinha Batista, criar o museu histórico em Caarapó é um sonho antigo da população caarapoense, que quer preservar a memória histórica do município para outras gerações. “Esse desafio foi expresso pela comunidade durante a Primeira Conferência Municipal de Cultura em 2005, reforçado pelo Conselho de Cultura em 2006 e pelo Conselho de Turismo em 2007”, disse a vice-prefeita.

“Sabemos que, para a criação de um museu, não basta apenas ter vontade, é preciso ter estrutura e as condições para o desenvolvimento dessa ação. E nesse momento observamos a existência de pontos convergentes a favor da história de Caarapó, como o desejo comunitário, vontade política da administração municipal e o apoio incondicional da Fundação de Cultura, fatores fundamentais para o desenvolvimento desse projeto”, finalizou Teresinha Batista.

Nos próximos dias, uma comissão, instituída no encontro de quinta-feira, discutirá o anteprojeto de lei de criação do museu e o seu estatuto.


Fonte: Assessoria Prefeitura