28/09/2007 04:32

Tacuru:Faísca de rede elétrica causa incêndio e prejuízos

Vilson Nascimento

Uma faísca expelida de uma rede de eletricidade rural provocou um incêndio florestal de grande proporção, causando prejuízos em pelo menos três propriedades rurais no início da tarde do último domingo (23) em Tacuru.

De acordo com moradores da região do fogo teria começado por volta do meio dia na Fazenda Ultramar, situada a cerca de 5 quilômetros da cidade e devido o clima seco, o calor e o forte vento, acabou se alastrando rapidamente, atingindo pelo menos outras três fazendas da região, as fazendas Pata, Figueira e Nossa Senhora Aparecida, queimando pastagens e cercas.

Maiores Prejuízos- A fazenda mais atingida pelo incêndio foi a Nossa Senhora Aparecida que é destinada a pecuária, onde, segundo o administrador Arnaldo Geraldo Ribeiro, pelo menos 80% dos 300 alqueires de pastagem e até a reserva ambiental da propriedade rural foram completamente destruída pelas chamas.

Por telefone o administrador informou que pelo menos uma rês morreu queimada e 90% das cercar da propriedade rural também acabou danificada pelo fogo. O gado da fazenda, que ficou sem pastagem, teve que ser remanejado para outra propriedade rural da região onde permanece em pastagens arrendadas.

“Os prejuízos são incalculáveis até o momento”, disse Arnaldo Ribeiro ao informar que, a exemplo dos administradores das outras fazendas atingidas, ele procurou a Delegacia de Polícia Civil de Tacuru para registrar boletim de ocorrência. Segundo as vítimas a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) busca se eximir da responsabilidade alegando que o curto circuito que gerou o incêndio foi registrado em uma rede elétrica particular e não de alta-tensão de responsabilidade da empresa.

Fonte: A Gazeta News