17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Caarapó promove conscientização sobre o trânsito

2007-09-22 05:26:00

O Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (Demtrat) de Caarapó iniciou no último dia 18 as atividades que marcam as comemorações relacionadas à Semana Nacional do Trânsito, que este ano traz como enfoque o jovem. Com o slogan “Jovem: Paz e Amor no Trânsito”, a campanha encerra na terça-feira (25).

O tema foi escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a fim de reforçar as diretrizes internacionais estabelecidas para 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

De acordo com a Divisão de Comunicação e Estatística (DICOE), os jovens de todo o mundo, segundo os índices de morbimortalidade, são considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de morte em acidentes de trânsito, uma vez que circulam como pedestres, ciclistas, motocicletas, condutores e principalmente como passageiros. 

A Semana Nacional do Trânsito em Caarapó começou com a fixação de faixas em locais estratégicos da cidade, palestras com policiais militares nas escolas da rede estadual, municipal e particular, e panfletagem de conscientização do espaço para pedestres, feita em parceria com alunos da Guarda Mirim e com agentes de saúde.

Na última sexta-feira foi realizada palestra e panfletagem na Escola Municipal Ñandejara-Pólo (Reserva Indígena Te´ýikue) e uma blitz educativa no centro da cidade, comandada pelo sargento Rocha, os saldados Paya, Felipe e Edson, e participação de alunos da Guarda Mirim e do chefe do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (Demtrat), Luiz D’Áuria.

De acordo com Luiz D’Áuria, a campanha tem um outro objetivo muito importante, que é o de conscientizar a população com relação ao uso da calçada. “As calçadas são locais públicos, que por muitas vezes têm seu trânsito impedido devido à colocação de obstáculos, e a falta de construção ou manutenção que são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis”, declarou. Até o final da campanha, milhares de panfletos educativos serão distribuídos em toda a cidade.

A comemoração da Semana Nacional do Trânsito é uma realização da prefeitura de Caarapó, através do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (Demtrat), com o apoio da Secretaria de Obras.

Conforme dados do estudo Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, divulgado no começo deste ano em Brasília, o número de mortes causadas por acidentes de trânsito cresceu 20,8% no período entre 1994 e 2004. O número de óbitos decorrentes desta razão passou de 29.527, em 1994, para 35.674 em 2004, ficando acima do crescimento populacional do país, no mesmo período, que foi de 16,5%.



Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete