20/09/2007 20:28

Caarapó realiza vacinação contra raiva neste sábado

O Departamento de Vigilância Sanitária da prefeitura de Caarapó realiza neste sábado, das 8h às 17h, a vacinação anti-rábica para cães e gatos. Espera-se vacinar 7,5 mil animais, informou o órgão da Secretaria Municipal de Saúde.

Os postos de vacinação vão funcionar no bairro Santo Antônio (Bar Verdão), salão das Comunidades Santa Maria e Vila Setenta, escolas Rui Barbosa, Arcênio Rojas e Joaquim Vianna, Veterinária Minuano, Rotary Club e sede da APAE, no Jardim Santa Marta.

A vacina é gratuita e não serão disponibilizadas doses para imunização dos animais que não forem levados ao local da vacina. Recomenda-se ainda que seja levada a carteira de vacina do animal. Caarapó não possui um centro de controle de zoonoses exclusivo. O atendimento é feito pelo Departamento de Vigilância Sanitária, coordenado pelo médico veterinário Osvaldo Lupinetti.

A raiva- A raiva é uma doença infecciosa, aguda e mortal, transmitida entre mamíferos, inclusive ao homem, geralmente por mordida, arranhão ou lambida de um animal infectado. Ela é causada por vírus pertencentes à família Rhabdoviridae (do grego rhábdos, “vara”, “bastão”), do gênero Lyssavirus (em grego, Lyssa, “loucura”). Esses vírus estão presentes na saliva dos doentes e podem penetrar no organismo pela mucosa, como a da parte interna da boca, ou pela pele, através de corte ou ferida.

Segundo publicação da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), tanto no homem quanto nos animais, a raiva é fatal em todos os casos – depois que surgem os sinais da doença, não há mais como reverter o quadro e a morte é certa. Daí a importância de vacinar, anualmente, os animais domésticos a partir de 45 dias de vida.


Fonte: Assessoria Prefeitura