20/09/2007 16:33

Itaquiraí:Processamento caseiro do leite é tema de curso

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), realiza até amanhã no município de Itaquiraí, um curso de processamento caseiro do leite. A capacitação reúne vinte e duas participantes e está sendo realizada na comunidade São Luiz, no projeto de assentamento Sul Bonito.

Durante a capacitação, as assentadas estão aprendendo técnicas de fabricação de vários produtos derivados do leite como queijos meia cura, frescal, mussarela, requeijão, ricota, iogurte, doce de leite, bala de soro e requeijão cremoso.

De acordo com o coordenador regional da Agraer de Itaquiraí, Daniel Mamédio do Nascimento, o curso tem como objetivo, proporcionar melhorias na alimentação familiar e geração de renda através da comercialização dos produtos confeccionados. As mulheres participam também, de palestras técnicas sobre cuidados de higiene na ordenha, como forma de prevenção a doenças como brucelose, tuberculose e mastite.

O curso está sendo coordenado pela gestora sócio-organizacional rural da Agraer, Maria Clara dos Santos e ministrado pela técnica Maria Elieuza Viana. A capacitação está sendo viabilizada por meio de um convênio entre a Agraer e a Asbraer (Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural).

Fonte: Midiamaxnews