19/09/2007 14:44

Agraer promove curso de apicultura em Tacuru até amanhã

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) realiza até amanhã (20), no município de Tacuru, um curso de apicultura por meio da prefeitura municipal e de um convênio firmado com o Consócio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad/Iguatemi). O curso reúne 30 participantes e está sendo realizado no pré-assentamento Água Viva.

De acordo com técnico e coordenador local da Agraer de Tacuru, Vanderlei Coelho dos Santos, o objetivo do curso é transmitir aos participantes, conhecimentos didáticos e técnicos sobre a apicultura. Na parte teórica serão explorados assuntos como raças, biologia e desenvolvimento de abelhas, organização social das colméias e importância econômica da atividade. A parte prática do curso abordará técnicas de captura, união e divisão de enxames, revisão de colméia e solda de cera alveolada.

Ao final do curso, os participantes receberão um kit de apicultura completo contendo macacão com máscara, luvas, botas, formão, fumegador, caixas e cera alveolada. “Se os produtores conseguirem explorar as oito caixas que serão entregues em cada kit, poderão obter uma produção média de 20Kg de mel/ano por caixa. Isso perfaz um total de 160 Kg de mel produzidos por ano, o que pode gerar uma renda de até R$1280,00 para o produtor”, explica Vanderlei.
A capacitação encerra um ciclo de 18 cursos realizados pela Agraer por meio do convênio com o Consad Iguatemi. As capacitações beneficiaram cerca de 476 produtores da região sul do Estado. A abertura foi realizada ontem (18) e contou com a presença do prefeito de Tacuru, Cláudio Rocha Barcelos, além do coordenador regional da Agraer de Itaquiraí, Daniel Mamédio do Nascimento e representantes do Consad/Iguatemi e do Sindicato dos Trabalhadores em Agricultura Familiar de Itaquiraí e região (Sintraf).

Na ocasião, o prefeito enfatizou a importância do trabalho realizado em parceria com a Agraer, que segundo ele, “contribui para a implantação de alternativas de renda, que possibilitam, através de pequenos investimentos, retorno econômico significativo às famílias que serão assentadas”.

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, capacitações como esta são importantes, pois vão ao encontro de uma das prioridades do governo do Estado para o segmento produtivo.”A capacitação é vista como prioridade pela Agraer. É preciso capacitar, aprimorar e qualificar tanto os técnicos quanto os produtores. Agindo desta forma, promove-se melhorias em todo o segmento produtivo”, comenta Roldão.

O curso está sendo coordenado pelos técnicos da Agraer de Tacuru, Rozevane Proença Lago e Vanderlei Coelho dos Santos e ministrado pela zootecnista e técnica da Agraer de Aquidauana, Simone Pereira Correia.O encerramento acontece na próxima quinta-feira às 15h.

Fonte: Midia Max News