28/09/2007 15:00

Avião saiu de Mundo Novo com R$ 1 milhão em contrabando

A Polícia Civil de São Paulo confirmou que a aeronave apreendida na última quarta-feira (26 de setembro) em Barretos, no interior do Estado vizinho, partiu de Mundo Novo carregada com R$ 1 milhão em produtos contrabandeados. As mercadorias pesaram meia tonelada, envolvendo placas de computador, aparelhos MP3 e MP4 e cartuchos de impressora. Seis pessoas foram presas em flagrante, segundo informações do jornal Diário da Região (de São José do Rio Preto/SP).

A aeronave pousou no distrito barretense de Ibitu, em uma pista de pouso usada para atividade agrícola. Foram presos o co-piloto Orlando Teófilo (52 anos, de Foz do Iguaçu/PR), o piloto Anderson de Souza Lacerda (35), Donizete Lemes da Silva (38), Alessandro Gustavo Alves de Oliveira (26) e Fábio Ricardo de Jule Ruiz (30), todos de Olímpia/SP.

O delegado João Osinski informou que as operações do grupo eram monitoradas há três meses, com policiais montando tocaias no canavial da fazenda Santa Helena para efetuar o flagrante. Às 13h45 (horário de Brasília) da quarta-feira, quando a aeronave – o monomotor Embraer Minuano, prefixo PT-ERQ – pousou, uma caminhoneta estava de prontidão para auxiliar no descarregamento dos produtos. Os quatro ocupantes do veículo foram detidos, enquanto piloto e co-piloto tentaram decolar, mas desistiram da fuga ao perceberem os policiais armados.

A Polícia Civil de Barretos espera encontrar cocaína na aeronave, uma vez que a região do município é um conhecido ponto de abastecimento de drogas através do tráfico com aviões. As mercadorias teriam sido adquiridas em Miami (EUA) e levadas para o Paraguai, onde cruzaram a fronteira na região de Salto del Guairá para Mundo Novo e foram embarcadas no monomotor. Os produtos seriam vendidos na região de São José do Rio Preto.

Fonte: Campo Grandenews