27/09/2007 08:03

Jornalista baleado reconhece jovem autor de atentado

O jornalista Amaury Ribeiro Júnior reconheceu nesta quarta-feira Fábio Gonçalves, de 19 anos, como sendo o autor do disparo que o feriu na virilha. O atentado ocorreu no último dia 15, em um bar na Cidade Ocidental, a 48 quilômetros de Brasília, quando apurava reportagem para o jornal Correio Braziliense, sobre o avanço do tráfico de drogas na periferia da capital do País.

A polícia tenta agora descobrir a mando de quem ele tentou matar o jornalista. Júnior foi preso hoje em sua residência na cidade satélite do Paranoá. O autor já tem várias passagens pela polícia. Suas informações são consideradas valiosas para o desmantelamento da rede de quadrilhas que atuam no chamado Entorno de Brasília, região onde os índices de violência explodiram nos últimos anos, em razão do inchaço populacional, combinado com escassez de empregos e ausência do Estado.

O atentado contra o jornalista, que já residiu em Campo Grande, motivou o envio de militares da Força Nacional para a região. Os primeiros 150 homens já chegaram a Brasília, procedentes do Rio de Janeiro e realizam uma missão precursora na região do Entorno, a fim de preparar o planejamento das ações, que serão desencadeadas nos próximos dias em conjunto com as polícias militares de Brasília e de Goiás.

Nesta quinta-feira, às 14h, o secretário nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, reúne-se com representantes dos governos das duas Unidades da Federação para definir a atuação da Força. Serão acertadas questões de logística, como alojamento, alimentação e transporte da tropa.

Fonte: Campo Grandenews