19/09/2007 01:28

Amambai:PC alerta para riscos com perda de documentos

Vilson Nascimento

A Polícia Civil de Amambai faz um alerta geral a população sobre os riscos que a pessoa corre em caso de extravio de documentos e orienta às pessoas em relação às medidas preventivas a serem adotadas para evitar terem os documentos sejam utilizados para praticar atos delituosos, causando transtornos ao proprietário original do documento extraviado.

O alerta surgiu nesse final de semana depois da prisão, em Amambai, por parte do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) de uma mulher transportando cocaína em um ônibus de passageiros, utilizando uma identidade adulterada, que segundo ela teria encontrado perdida na rua.

Para tentar ludibriar a polícia a mulher colou uma foto sua sobre a foto da vítima no documento e se fazia passar outra pessoa naturalmente por onde passava.

“A orientação é que em caso de extravio  da carteira de identidade ou qualquer documento de uso obrigatório, como título de eleitor, CPF, CHH entre outros, a pessoa deve procurar a Delegacia de Polícia mais próxima ou acessar o site da Polícia Civil e registrar um boletim de ocorrência on-line, para evitar transtornos futuramente”, informou o delegado de Polícia Civil de Amambai Dr. Claudineis Galinari ao relatar que de posse de um documento original, marginais podem aplicar golpes e até cometer crimes se fazendo passar pelo verdadeiro dono do documento.

Sem plastificarão- Outro alerta do delegado é em relação às identidades novas. Segundo Dr. Galinari as novas identidades emitidas pelo setor de identificação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública não vem plastificadas e não deverão ser plastificadas. “Ao fazer a retirada , se a identidade estiver plastificada procure maiores informações”, alertou.

Para o registro de boletim de ocorrência on-line, que serve, não só para registrar extravios, mas também outros crimes como furtos, por exemplo, basta a pessoa acessar a página www.pc.ms.gov.br e clicar no quadro “Boletim On-line”.



Fonte: A Gazeta News