22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Estudo sobre o clima preocupa cientistas

2018-08-24 10:02:00

Um artigo produzido por cientistas da Universidade de Copenhague, da Universidade Nacional da Austrália e do Instituto de Pesquisa Potsdam, sobre o Impacto Climático na Alemanha, indicou que o planeta pode entrar em um verdadeiro efeito estufa se não adotar hábitos sustentáveis. De acordo com os pesquisadores, se o gelo polar continuar derretendo, as florestas sendo reduzidas e os gases do efeito estufa aumentando a novos níveis, como é o caso a cada ano, a Terra passará pelo que chamaram de “um ponto de virada”.

De acordo com o relatório do intitulado “Proceedings da National Academy of Sciences”, se o planeta continuar nos moldes que está hoje, teremos “uma elevação de 4 a 5 graus Celsius a mais no do que os tempos pré-industriais e os níveis do mar estão entre 10 e 60 metros (30-200 pés) mais elevados do que hoje", diz o texto.

Os cientistas ainda vão além, segundo eles, a perspectiva é de que, até a virada do próximo século, os rios seriam inundados, as tempestades destruiriam as comunidades costeiras e os recifes de corais seriam eliminados. Além disso, as temperaturas globais médias excederiam as de qualquer período interglacial, ou seja, os tempos mais quentes que ocorrem entre as Idades do Gelo, dos últimos 1,2 milhão de anos.

"Um aquecimento de 2 graus Celsius poderia ativar importantes elementos de inclinação, elevando ainda mais a temperatura para ativar outros elementos de inclinação em um efeito de dominó que poderia levar o planeta Terra a temperaturas ainda mais altas", indica o relatório.

Para os pesquisadores, o único jeito de controlar essa situação é “substituindo os combustíveis fósseis por fontes de energia com baixa ou nenhuma emissão, e deve haver mais estratégias para absorver as emissões de carbono, como acabar com o desmatamento e plantar árvores para absorver o dióxido de carbono”.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete