21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

China vai usar gasolina com etanol

2018-06-12 09:02:00

O governo da China anunciou que está começando a colocar em prática o seu plano de usar somente gasolina misturada com etanol até o ano de 2020. A decisão foi tomada em setembro do ano passado e tem como objetivos principais diminuir a emissão de gases poluentes, reduzir os estoques de milho do país, além de evitar a dependência de combustíveis não renováveis.

A primeira cidade a aderir oficialmente a determinação do governo central da China é Tianjin, que fica na região metropolitana da capital Pequim e possui cerca de 15 milhões de habitantes. A província anunciou que a partir de setembro a maior parte da gasolina comercializada na cidade será misturada com etanol, caso a meta seja alcançada, o uso do biocombustível deve chegar a 260 mil toneladas e o consumo de milho baterá as 780 mil toneladas por ano.

Atualmente os estoques de milho da China chegam a cerca de 200 milhões de toneladas, sendo que o país produz apenas 2,5 milhões de toneladas de etanol por ano. Com a adoção da nova política de combustíveis, a demanda da produção de etanol pode alcançar as 15 milhões de toneladas anuais, o que incentivaria um maior engajamento dos agricultores nesse novo cenário que está em crescimento na região.

De acordo com a Reuters, várias refinarias chinesas já estão pedindo autorização do governo local para adquirirem etanol importado visando o novo mercado que se aproxima. Segundo a Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC), estatal do setor petrolífero, a ideia é produzir o próprio combustível em vez de comprá-lo, já que isso poderia encarecer o processo.

“As refinarias particulares são um enorme mercado para nós. Mas, nosso intento é aumentar a produção nas províncias do Norte para atender a essa demanda", conclui a CNPC.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete