27/03/2007 06:40

Iagro promove curso sobre febre aftosa a partir de hoje

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) realiza a partir de hoje, na sede do órgão na Capital, um curso sobre febre aftosa para cem médicos veterinários de seu quadro funcional. O curso vai até sexta-feira, 30, e será conduzido por técnicos do Departamento de Saúde Animal do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), da Embrapa Gado de Corte, e do setor de Diagnóstico Sorológico de Febre Aftosa, tanto do Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário) do Rio Grande do Sul quanto do Pará.

No treinamento teórico serão abordados temas como epidemiologia da febre aftosa; apresentação de resultados dos inquéritos para avaliação de circulação viral e da eficiência da vacinação contra febre aftosa; uso correto de vacinas e boas práticas de vacinação; imunologia da vacina; testes laboratoriais aplicados para detecção da doença; probang, e controle de qualidade da vacina.

Já na parte prática será treinada a colheita de amostra para a realização de teste sorológico para aftosa e realizado o treinamento de laboratório para o diagnóstico da doença.

Esse curso faz parte da estratégia da Iagro em reciclar e capacitar técnicos nas funções de defesa sanitária com ênfase especial no combate à febre aftosa.

Fonte: Campo Grandenews