26/03/2007 09:45

4ª Feira do Peixe Vivo será nos dias 4 e 5 de abril


Sérgio da Luz      

                A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação de Piscicultores de Amambai, estará promovendo nos dias 4 e 5 de abril a quarta edição da Feira do Peixe Vivo. A festa já se tornou tradicional no calendário da cidade.

                O evento tem como objetivo oferecer no período da Semana Santa um pescado de qualidade a preço acessível, que possibilitará a população cumprir a tradição alimentar do  período Santo, adquirindo um produto regional e de qualidade. Além do peixe, os visitantes poderão conferir a exposição de artesanato, cardápios a base de peixe preparados na hora - peixe frito, muqueca e caldo de peixe, entre outros - e música ao vivo.

                A secretaria municipal de Desenvolviento Econômico mantém programa de incentivo à pisicultura. A execução do projeto pelo município, entre outros benefícios, possibilita apoio institucional aos piscicultores do município, de forma que obtenham uma alternativa viável de comercialização da produção eliminando os atravessadores. “O que queremos é que o município se destaque na produção da piscicultura”, disse Davi Cândido Machado, presidente da Associação de Piscicultores de Amambai.

                Esse ano, a exemplo do ano passado, serão distribuídos no evento panfletos com informações nutricionais sobre o peixe e com receitas. Maiores informações sobre a 4ª Feira do Peixe Vivo podem ser obtidas na secretaria de Desenvolvimento Econômico, instalada no Complexo de Serviços Pùblicos Hamilton Carvalho Maciel, localizado a rua Jacinto Basílio de Oliveira, 2374, vila Doriane, fone 3481.2205

                A nutricionista Lívia Maria destaca a importância do consumo de peixes. “O valor calórico do peixe é inferior ao da carne vermelha, por isso ele é muito utilizado em dietas para emagrecer”, explica ela. Os peixes possuem proteínas de alto valor biológico, são ricos em gorduras insaturadas, que protegem o coração e alguns são ricos em ácidos graxos ômega 3, que ajudam a prevenir infartos e protegem o coração. São ricos em Vitamina A, D, e B12 e minerais como fósforo, cálcio, sódio e iodo e são de fácil digestão”.

Fonte: A Gazeta News