26/09/2007 15:49

Dagoberto pede renegociação para produtores do sul de MS

Requerimento do deputado Dagoberto Nogueira Filho (PDT) aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados inclui os pecuaristas de cinco municípios afetados do Estado nas discussões sobre renegociação de dívidas. Os produtores rurais de Iguatemi, Eldorado, Japorã, Mundo Novo e Naviraí foram prejudicados pelo surgimento de focos de aftosa na região sul, que também causaram sérios prejuízos à economia dessas cidades.

“Os cinco municípios estão em situação precária desde 2005, por causa da aftosa. Não se vende e nem se compra nada lá”, afirmou Nogueira Filho, dando como exemplo o Paraná, que deixou de comprar melancias produzidas na região. “Se não tiver um tratamento diferenciado, esses municípios vão à bancarrota”, prosseguiu o deputado.

A proposta de Nogueira Filho aparece momentos antes do governo federal encaminhar uma contraproposta de renegociação de dívidas rurais à comissão. Anteprojeto com esse fim seria votado na semana passada, mas teve a apreciação adiada pelo governo. No texto, prevê-se a renegociação do saldo devedor até o limite de R$ 10 bilhões.

Em 2006, o Banco Central editou resolução autorizando a renegociação de dívidas de custeio e investimentos com vencimento entre de 10 de outubro de 2005 e 30 de março de 2008, desde que sejam oriundas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O benéfico foi concedido a produtores de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo e Naviraí. Porém, conforme a assessoria de Nogueira Filho, apenas 36 produtores de Japorã conseguiram acesso ao crédito. 

Fonte: Campo Grande News