21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Dagoberto pede renegociação para produtores do sul de MS

2007-09-26 15:49:00

Requerimento do deputado Dagoberto Nogueira Filho (PDT) aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados inclui os pecuaristas de cinco municípios afetados do Estado nas discussões sobre renegociação de dívidas. Os produtores rurais de Iguatemi, Eldorado, Japorã, Mundo Novo e Naviraí foram prejudicados pelo surgimento de focos de aftosa na região sul, que também causaram sérios prejuízos à economia dessas cidades.

“Os cinco municípios estão em situação precária desde 2005, por causa da aftosa. Não se vende e nem se compra nada lá”, afirmou Nogueira Filho, dando como exemplo o Paraná, que deixou de comprar melancias produzidas na região. “Se não tiver um tratamento diferenciado, esses municípios vão à bancarrota”, prosseguiu o deputado.

A proposta de Nogueira Filho aparece momentos antes do governo federal encaminhar uma contraproposta de renegociação de dívidas rurais à comissão. Anteprojeto com esse fim seria votado na semana passada, mas teve a apreciação adiada pelo governo. No texto, prevê-se a renegociação do saldo devedor até o limite de R$ 10 bilhões.

Em 2006, o Banco Central editou resolução autorizando a renegociação de dívidas de custeio e investimentos com vencimento entre de 10 de outubro de 2005 e 30 de março de 2008, desde que sejam oriundas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O benéfico foi concedido a produtores de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo e Naviraí. Porém, conforme a assessoria de Nogueira Filho, apenas 36 produtores de Japorã conseguiram acesso ao crédito. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete