19/09/2007 12:47

Inscrições abertas para workshop de acessibilidade

    O planejamento correto e a adequação das edificações de uso público, coletivo e privado, das vias públicas e dos transportes coletivos de forma a garantir o acesso às pessoas com deficiência e também àquelas com mobilidade reduzida – idosos, gestantes, obesos, acidentados temporários, etc. – é obrigatório segundo a recente legislação federal. Em 2 de junho deste ano, por exemplo, encerrou-se o prazo de 30 meses estabelecido pelo Decreto-Lei 5.296/04 para as adequações dos prédios públicos ou de uso coletivo.

  Por isso, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MS), por meio da Comissão de Acessibilidade, e o Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul (IEMS), com o apoio da Fundação Manoel de Barros, promovem nos dias 24 de 25 de setembro, das 8h às 18h30, no sede do Crea-MS, o Workshop de Sensibilização e Orientação em Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Desenho Universal.

  O workshop tem o objetivo de sensibilizar e orientar os profissionais da área tecnológica e de gestão pública e empresarial quanto às propostas de mobilidade urbana e desenho universal contidas nas Leis Federais 10.048/00 e 10.098/00 e no Decreto Regulamentador 5.296/04, e também quanto aos critérios de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e por normas complementares, contribuindo, assim, para o processo de transformação técnica e cultural dos profissionais comprometidos com construção democrática e inclusiva das cidades.

   O curso é direcionado a engenheiros, arquitetos, técnicos, estudantes das áreas, profissionais da área de projetos, construção, transportes, tecnologia assistiva, administração pública ou privada, gerenciamento e gestão de negócios e será ministrado pelo consultor em acessibilidade, Edison Passafaro.
 
   As inscrições estão sendo feitas no Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMS), das 13h às 18h (Rua Goiás, 718, Jardim dos Estados). Informações 67 3326-4126 ou 3368-1026.

Fonte: Ms Noticias