21/09/2007 23:25

MS: Defesa Civil alerta para ar seco

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou nesta sexta-feira alerta de baixa umidade do ar às defesas civis dos Estados de Goiás, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Neste final de semana, a massa de ar seco que cobre o Brasil Central manterá as condições de baixos índices de umidade relativa do ar em Goiás; no oeste da Bahia; no sul do Maranhão; em Minas Gerais, exceto no leste; no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul; no leste e centro-sul do Mato Grosso; no centro e sul do Piauí; no norte e centro-oeste de São Paulo e no Distrito Federal. A umidade relativa mínima ficará em torno de 20%.

A Defesa Civil desaconselha as atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h nessas regiões, especialmente entre 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de líquido para evitar problemas de desidratação.

O tempo seco também aumenta o risco de incêndios florestais. Por isso, a Defesa Civil orienta a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça e evitar jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Fonte: Redação Terra