23.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Contas de luz trazem aviso de redução da tarifa

2007-09-21 00:33:00

Os mais de 667 mil consumidores de energia elétrica em Mato Grosso do Sul recebem faturas com aviso de redução na tarifa. O lembrete foi uma condição pedida pelos integrantes da aos diretores da concessionária, para que o acordo se firmasse.

A divulgação do nome da Assembléia Legislativa nas contas de luz, embora não sejam luzes de holofote (como não queria o deputado Paulo Corrêa, presidente da comissão), é ao menos um reconhecimento público, ou “farolete” sobre o trabalho dos membros da CPI.

Histórico da negociação- Em agosto de 2006, os deputados estaduais perderam na Justiça o primeiro “round” contra a Enersul. Uma liminar barrou a tentativa de os parlamentares fazerem uma devassa nas contas da concessionária. No fim de março de 2007, políticos e o governador André Puccinelli uniram esforços para pedir à empresa que não abusasse no reajuste da tarifa, que viria a seguir.

Mas depois do aumento médio de 3%, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em maio, a Assembléia Legislativa criou uma CPI para investigar por que a concessionária cobrava a tarifa mais cara do Brasil. Deputados tiveram até aula para entender o assunto.

Daí em diante, a caravana da CPI circulou pelos principais municípios do interior do Estado: Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. Em cada uma dessas cidades, os deputados respondiam às dúvidas dos consumidores sobre a composição tarifária da concessionária. Em julho, foi lançado o Blog da CPI da Enersul para divulgar o andamento das investigações.

No final de agosto, um acordo entre a diretoria da empresa e os integrantes da CPI determinou que as contas de luz seriam reduzidas em 3,014% (cliente residencial) e 5% (cliente industrial). Os deputados ainda tentaram negociar com os governos federal e estadual a redução de impostos que incidem sobre as tarifas. Mas o governador André Puccinelli deu seu recado: menos ICMS, nem pensar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete