26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Maracanã perde placa do milésimo gol de Pelé

2007-03-26 07:47:00

No palco em que Romário vai tentar marcar hoje seu milésimo gol, parte da memória do histórico tento de Pelé desapareceu do Maracanã.

A placa em homenagem ao gol mil de Pelé não está mais no vestiário do estádio, onde foi descerrada pelo ex-atleta logo após o lendário jogo de 19 de novembro de 1969.

"Vocês sabem como custou chegar a isto", disse Pelé, emocionado, no festivo vestiário do Santos naquela noite, após descortinar a chapa.

O desaparecimento da histórica placa é uma incógnita até para os administradores do estádio. Na sexta-feira, a assessoria de imprensa da Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), órgão do governo do RJ que administra o Maracanã, informou que a chapa "não está no local há anos" e que não sabia do paradeiro.

Presidente da Suderj de 1999 até 2006, o deputado estadual Francisco de Carvalho (PMDB) confirmou o sumiço. ""Quando cheguei ao Maracanã, a placa já não estava lá. Até agora desconheço o paradeiro dela. Uns dizem que foi doada aos familiares do Pelé, mas nunca consegui confirmar."

O deputado disse que tentou ""corrigir o erro" ao colocar uma nova placa no estádio em homenagem ao feito de Pelé. A chapa é a maior do hall dos elevadores, uma das áreas mais nobres do Maracanã. "Fizemos a placa para manter vivo aquele momento."

Na chapa descerrada por Pelé em 16 de janeiro de 2000, os administradores do estádio gravaram: ""Nos 50 anos do Maracanã, a homenagem a uma das maiores emoções vividas por este estádio".

Assessores do Rei afirmaram que a placa não integra o acervo de Pelé. Todas as peças pertencem à Pelé Empreendimentos, uma das empresas do ex-atleta. Eles criticaram a desorganização do estádio. Procurado pela reportagem, Pelé não foi encontrado para comentar o sumiço da placa.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete