24.5 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Após recesso, câmaras do Cone Sul retomam sessões ordinárias

2015-08-03 19:01:00

Vilson Nascimento

Após o recesso regimental do mês de julho, as câmaras de vereadores dos municípios da região Cone Sul de Mato Grosso do Sul estão retomando os trabalhos com sessões ordinárias neste início de semana.

Em Caarapó onde o recesso do Poder Legislativo do meio do ano é reduzido em quinze dias, os trabalhos legislativos com sessões plenárias normais foram retomados na semana passada.

Em Amambai a primeira sessão da Casa de Leis após o recesso ocorreu na manhã dessa segunda-feira, dia 3 de agosto, já com votação de matérias e bastante debate na tribuna.

Durante a sessão, que foi presidida pelo atual presidente da Câmara Municipal local, vereador Jaime Bambil Marques (PTdoB), os vereadores debateram e aprovaram três matérias.

Veja o pronunciamento do presidente Jaime Bambil durante a sessão:

Imagem: Vilson Nascimento/A Gazetanews

Um projeto de lei que autorizou o Poder Executivo a conceder adequação salarial de 2% aos profissionais da educação, outro que autorizou o governo municipal a fazer a doação de uma caçamba basculante tracionada por carreta à Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Guanabara, situado na divisa com o município de Juti e a mais polêmica das matérias, a avaliação do relatório final de uma Comissão Especial (CE), criada pela Casa de Leis para apurar denúncia realizada no ano passado (2014) na tribuna da Câmara Municipal em Amambai pelo vereador Ailton Salgado Rosendo (PSB) sobre supostas vendas de passagens por parte de funcionários da Prefeitura local.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Jaime Bambil, a pedido dos integrantes da Comissão Especial, que tem como presidente o vereador Anílson Rodrigues de Souza, o “Prego” (PSB), relator o vereador Luiz Fernando Fischer (PR) e membros os vereadores, Deivid Nicoline de Assis (SD) e Daniel Riquelme de Ricarde (PTB), cópias do relatório final da CE serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MPE), para a Comissão de Sindicância da Prefeitura de Amambai e para a Comissão Permanente de Ética da Câmara Municipal de Amambai para apurar uma possível quebra de decoro parlamentar.

Segundo o presidente da Casa de Leis, vereador Jaime Bambil, os vereadores integrantes da CE acusam o autor das denúncias, vereador Ailton, de usar um programa de emissora de rádio para afirmar que “a Comissão Especial não estava apurando adequadamente as denúncias feitas por ele e o caso acabaria em pizza”.

Sessões pela região

Além de Amambai, na região Cone Sul retomaram os trabalhos com sessões ordinárias nessa segunda-feira, dia 3 de agosto as câmaras municipais de Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Juti, Itaquiraí, Mundo Novo, Japorã e Naviraí, onde durante a sessão estava prevista a eleição do novo presidente da Casa de Leis.

A Câmara Municipal de Aral Moreira tem a primeira sessão após o recesso parlamentar de julho às 10h da manhã desta terça-feira, dia 4 de agosto.

A partir das 19h30 será a vez da Câmara Municipal de Iguatemi abrir o segundo semestre legislativo com sessão ordinária no Plenário Vereador Célio Pereira dos Santos.

Em Eldorado a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal após o recesso será às 8h da manhã desta quarta-feira, dia 5 de agosto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete