2007-07-08 20:24:37
Os integrantes do Conselho Deliberativo da Reserva Estratégica para Saúde Animal de Mato Grosso do Sul definiram na quinta-feira passada, em reunião na sede da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado), em Campo Grande (MS), a construção de curral modelo no assentamento de Savana, em Japorã. A medida tem como objetivo auxiliar no controle da sanidade animal, na região de fronteira.
“Queremos oferecer uma estrutura mínima para o controle sanitário nessa região. A expectativa é construir currais em 36 assentamentos da fronteira e, futuramente, ampliar a ação nas comunidades indígenas”, explica Orlando Baez, presidente do conselho e superintendente federal de Agricultura no Estado.
Para o presidente da Famasul, Ademar Silva Junior, e membro do Conselho, a ação é de extrema importância para a retomada do status sanitário no Estado. “Todos estamos empenhados para comprovar a seriedade de nosso trabalho. Essa ação do REDSA demonstra apenas parte do que Mato Grosso do Sul vem fazendo para a retomada da certificação de área livre de aftosa com vacinação”, analisa.
De acordo com Baez, a definição dos locais da construção dos currais acontece em reuniões com o Conselho Municipal de Sanidade Animal e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural dos municípios da fronteira. O primeiro curral, em Japorã, deve ser construído ainda esse mês, com recursos do REDSA. “Os demais serão feitos a partir de agosto, por meio de convênio entre o Ministério da Agricultura e Governo do Estado, através da Iagro”, complementa.











