26.2 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Ricardo Fávaro anuncia projeto Produzir Mais de apoio à agricultura familiar

2015-07-06 15:30:00

Roney Minella

O prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), está dando um importantíssimo passo para oferecer apoio direto ao setor produtivo de Itaquiraí, notadamente, a agricultura familiar. Neste sentido, através de iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, comandada pelo secretário Daniel Mamédio do Nascimento, acaba de anunciar o início do projeto “Produzir Mais”.

“Definimos uma série de ações exclusivamente de apoio e incentivo à agricultura familiar. Vamos atender as reivindicações feitas por pequenos produtores assentados em nosso município, produtores de leite, hortifrutigranjeiros e outras cultivares. O apoio será na aquisição de produtos primários que ajudam no aumento e melhoria da produção. O Município custeará a metade dos custos dos investimentos e auxiliará os agricultores familiares a terem o acesso aos mesmos”, anuncia o prefeito Ricardo.

CAMA DE FRANGO

O secretário municipal de Agricultura explica que uma das metas da administração do prefeito Ricardo Fávaro é fortalecer o setor produtivo. Para isso, ele determinou o encaminhamento de ações para que o produtor seja atendido. Uma das aquisições que está sendo colocada à disposição dos produtores é a cama de frango. Através do projeto Produzir Mais o agricultor receberá o produto com custo 50% menor. Agora, os produtores interessados já podem procurar este apoio na Secretaria de Agricultura”, afirma Daniel.

CALCÁRIO

Ao falar do “Produzir Mais”, Mamédio sustenta que outro importantíssimo apoio que está a caminho é a distribuição de calcário, para a correção do solo. “O prefeito Ricardo apresentou ofício ao diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, solicitando calcário para produtores de Itaquiraí”.

“Também estivemos na Agraer, em Campo Grande, e reforçamos a reivindicação ao diretor Enelvo. Mostramos que Itaquiraí é o segundo maior município do Estado em número de assentamentos e que tem na agricultura familiar uma das bases de sua economia. Ao mesmo tempo, apresentamos o projeto Itaquileite que está sendo desenvolvimento no município onde a meta é atender 600 produtores da agricultura familiar e o calcário está inserido no projeto”, observou Daniel Mamédio.

“Com este convênio com o Estado, o projeto Produzir Mais tem o respaldo necessário para oferecer o apoio ao produtor com a distribuição de calcário. Estamos pleiteando junto à Agraer 500 toneladas, sendo no primeiro momento pelo menos 250 toneladas do produto”, explica Daniel.

CONQUISTAS

Para confirmar o atendimento das reivindicações do prefeito Ricardo e do secretário Daniel, Itaquiraí recebeu na tarde desta quarta-feira (01), o gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da Agraer, Silvio Vargas. Ele, em reunião com o secretário de Agricultura, com o coordenador local da Agraer, Juvenal Marques de Brito, com o engenheiro da Agraer Adriano Schuffner, e coordenador do projeto Itaquileite, Anderson Silva, confirmou que o Governo do Estado e o diretor-presidente da Agraer determinaram o atendimento das solicitações do prefeito, por isso, pediu que o Município de Itaquiraí providencie as documentações para a formalização do convênio.

RESFRIADORES

Silvio Vargas, da Agraer confirmou às lideranças do Executivo e da Agraer local que o Estado estará atendendo as solicitações de Itaquiraí com a entrega de 9 resfriadores de leite, para atender as solicitação feitas pelo prefeito Ricardo e secretário Daniel Mamédio.

MAIS AÇÕES

“Estes incentivos e apoios à agricultura familiar nós inserimos no projeto Produzir Mais. Foi assim, recentemente, também em parceria com a Agraer, que doamos sementes de hortaliças, legumes, e de milho aos produtores. Outro importante apoio que estará sendo garantido aos produtores do Assentamento Santo Antônio, em atendimento às reivindicações do Município, num trabalho da Agraer, será o levantamento de dados para apresentar ao Incra a solicitação da DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, atendendo os assentados nos P. A. Itaquiraí, Carubaí e Foz do Rio Amambai. Todas estas ações da Secretaria e em parcerias com a Agraer são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar. É assim que estamos atuando”, afirmou Daniel Mamédio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete