16.4 C
Amambai
terça-feira, 28 de abril de 2026

Itaquiraí realiza experiência com milho hidropônico

2007-07-05 21:32:37

Visando criar uma forma alternativa para alimentação do gado leiteiro, na agricultura familiar de Itaquiraí, a Administração Municipal, por meio da Gerência de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, está realizando projeto experimental de plantação de milho hidropônico (plantado no capim napier triturado e seco, sem a utilização de terra, apenas de substrato), no lote 69, do Assentamento Indaiá.

“A Administração decidiu fazer o experimento para que os agricultores gastem menos com a alimentação do gado e para melhorar a qualidade do leite produzido”, explica o técnico em agropecuária da Gerência de Agricultura e coordenador do projeto, Marcelo Thoele. De acordo com Marcelo, o milho hidropônico é mais barato e tem mais propriedades nutritivas do que a ração. Além disso, cultivado no capim e não no solo, a planta pode ser utilizada por completo para a alimentação do gado.

O projeto teve início no dia 22 de maio, quando o milho foi colocado de molho na água, e foi plantado no dia 23. No cultivo foi utilizado o capim napier, mas o milho hidropônico pode ser plantado também em bagaço de cana-de-açúcar moído, palha de feijão, entre outros.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de abril de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete