2015-06-03 07:40:00
A Secretaria de Obras de Caarapó está executando obras de estacionamento de veículos na Avenida Dom Pedro II, nas proximidades do PAM. A obra atende reivindicação de comerciantes da região e Câmara de Vereadores e está sendo construída com recursos próprios.
O secretário municipal de Obras/Serviços Urbanos, Jorge Tadeu Lopes, informou que a área de intervenção das obras é de 720 m². “O estacionamento respeita orientações ecológicas, tendo em vista que não será apenas de concreto. Pelo contrário, haverá uma mescla com ajardinamento e arborização”, disse o secretário, afirmando que essa é uma determinação expressa do prefeito Mário Valério (PR).
“Executar as obras necessárias na cidade, mas temos de ter o cuidado com o ambiente urbano”, destacou o prefeito Mário Valério, sobre a ideia de combinar concreto com grama e árvores. “Não podemos reduzir a produção de oxigênio; pelo contrário, temos de aumentar as áreas verdes para melhorar a qualidade do ar”, observou.
A preocupação do prefeito de Caarapó em relação à preservação do verde nas áreas urbanas encontra eco em artigo do professor extensionista e doutor em Saúde e Ambiente, Arno Rieder, em artigo disponível no site da Infobibos (http://www.infobibos.com/
O professor acrescenta ainda que “o verde urbano estabelece um microclima mais ameno e estável e, de microclima em microclima, se pode chegar a um macroclima mais estável e saudável. São vários os componentes de clima que são afetados pela vegetação, e funcionam como regulador tampão de: temperaturas, umidade, ventos, irradiação solar, evapotranspiração e luminosidade, entre outros”.
Além disso – e o que todos podem perceber – as plantas oferecem sombra, extremamente importante em regiões tropicais e subtropicais. A ausência ou pouca vegetação em meio urbano faz a condição local se aproximar a ambiente desértico.