2007-06-26 05:29:37
Vilson Nascimento
Após campanhas de orientação nas ruas, nas escolas e reuniões com representantes do Poder Público e empresas instaladas no município visando diminuir a violência no trânsito sem surtir o efeito desejado, a Polícia Militar de Amambai desencadeou, na manhã dessa segunda-feira, uma operação tolerância zero para coibir, através da repressão, o abuso e as transgressões às leis de trânsito na cidade.
No total 51 homens, entre policiais lotados na sede da 3ª Companhia de Polícia Militar de Amambai e reforços de grupamentos PM da região participaram da operação que foi coordenada pelo comandante da 3ª CIPM, capitão Jidevaldo de Souza Lima e durou toda a manhã.
Segundo o comando da operação as ordens eram claras, notificar toda e qualquer irregularidade, desde a falta do uso dos equipamentos de segurança até documentação e estado de conservação dos veículos.
Em meio dia de operação, que foi denominada pelo comando como “Operação Fecha Quartel”, já que todo o efetivo do quartel da Polícia Militar em Amambai foi colocado nas ruas, foram aplicadas quase 100 notificações, veículos com documentação irregular foram apreendidos e uma pessoa foi presa em flagrante por embriaguez ao volante.
Veículos Públicos- Durante a operação os policiais também fiscalizaram veículos públicos. Pelo menos duas funcionárias da Prefeitura de Amambai acabaram multadas, uma por estar dirigindo um veículo oficial sem portar consigo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outra por estar com a documentação de seu veículo participar em situação irregular.
Duas caminhonetes pertencentes a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) também foram apreendidas por estarem trafegando com a documentação em situação irregular e o condutor do veículo Ford Fox de cor preta, placas HSF 9798 de Campo Grande-MS teve o veículo apreendido e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai por estar dirigindo, segundo a Polícia Militar, em visível estado de embriaguez.
“Buscamos todos os meios para evitar operações dessa natureza. Foram palestras educativas, orientações diversas, mas nada adiantou, os condutores continuaram cometendo inflações no trânsito e provocando acidentes”, disse o comandante da operação, capitão Souza Lima ao informar que todos os procedimentos e notificações realizadas durante a operação foram encaminhados aos órgãos competentes para serem tomadas às providências cabíveis. Souza Lima informou, também que operações dessa natureza passarão a serem realizadas com freqüência em Amambai.
O número de acidentes de trânsito estão aumentando dia a dia em Amambai e só nos primeiros seis meses desse ano já provocaram a morte de 5 pessoas contra apenas uma morte no decorrer de todo o ano passado (2006). Confira os número da operação realizada na manhã de ontem em Amambai.
Balanço da “Operação Fecha Quartel”
Notificações aplicadas: 98
Carteira Nacional de Habilitação recolhidas: 4
Veículos Apreendidos: 7
Condutores bordados sem cinto de segurança: 67
Com Documentos Vencidos: 6
Estacionamento irregular: 4
Com CNH vencida: 3
Transporte de pessoas em compartimento de carga: 1
Sem equipamentos obrigatórios: 1
Conduzindo veículos sem CNH: 2
Todos os direitos reservados: É pertmitido a reprodução desde que citada a fonte



