24.1 C
Amambai
domingo, 28 de abril de 2024

Santa Casa retoma transplantes de rim 14 meses depois de suspensão

2015-03-13 09:48:00

Enquanto a quantidade de pessoas com doenças renais aumenta a cada ano, a Santa Casa anunciou ontem uma medida que poderá ajudar a aliviar esta realidade: a retomada dos transplantes de rim, 14 meses (pouco mais de 1 ano) depois de ter as atividades suspensas pelo Ministério da Saúde. Ontem o hospital anunciou que está apto para retomar os transplantes, e tentar reduzir a fila de espera, que também cresce, e conta 400 pacientes. 

Em janeiro do ano passado, o Ministério da Saúde impediu a Santa Casa de realizar os transplantes, depois de três pessoas morrerem num intervalo de 15 dias, em 2013. 

Para que o primeiro procedimento seja executado, o paciente tem ter a genética compatível com o órgão doado, por isso, não há uma data estipulada para a retomada das cirurgias, explicou o  diretor-presidente da Santa Casa, Wilson Levi Teslenco. “Assim que tivermos o primeiro órgão compatível e disponível, podemos realizar a cirurgia”, disse.  “O limitador nesse caso é a disponibilidade de doadores”, completou. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete