27.4 C
Amambai
quarta-feira, 23 de julho de 2025

Editorial “Violência no trânsito” por Clesio Ribeiro

2007-06-19 11:44:37

           Muito oportuna a reunião convocada pelo comando da Polícia Militar de Amambai na semana passada para avaliar a situação do trânsito no município. Os números são alarmantes. Só nos cinco primeiros meses de 2007 já foram registrados  79 acidentes com cinco vítimas fatais, contra uma morte apenas no mesmo período do ano passado. As principais causas de acidentes continuam sendo a imprudência dos motoristas. Excesso de velocidade e desatenção nos cruzamentos é um péssimo hábito que precisa ser corrigido a favor da vida.

            Uma cidade como Amambai, com uma população de 32 mil habitantes, sendo que 8 mil vivem nas aldeias indígenas, não poderia concentrar tanta violência no trânsito. O comandante da Polícia Militar informou na reunião que em 98% dos casos o motivo do acidente foi a falta de atenção e desrespeito às leis e sinalizações. Os motoristas precisam ser mais disciplinados.

            A prefeitura municipal, por iniciativa do prefeito Sergio Barbosa, deve iniciar em breve uma campanha de conscientização no trânsito. Foi o que sinalizou o prefeito na reunião com o comando da Polícia Militar, com taxistas e mototaxistas, além de representantes da Associação Comercial e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).  Além dessa campanha  educacional do trânsito, a polícia avisa que intensificará a fiscalização e aplicará multas aos motoristas infratores.

            O que os motoristas precisam se atentar com muita consciência e responsabilidade é “trafegarem em velocidade compatível com o que orienta a lei, ou seja, na avenida principal, a Pedro Manvailler, é inconcebível que motoristas trafeguem acima de 40 quilômetros por hora, e o mesmo pode ser aplicado às duas paralelas principais, a Sete de Setembro e a República, que foram transformadas em ruas de mão única. É o mínimo que deveriam fazer.

            Não é a primeira vez, mas bem que poderia ser a última, que cobramos neste espaço que os motoristas dêem mais valor à vida e saiam de casa mais cedo para resolverem seus problemas para não ser preciso colocar a vida dos outros em risco nas ruas. A pressa dos motoristas tem causado muitas vítimas fatais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete