24 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Delegacia de Polícia de Mundo Novo divulga balanço anual 2014 e apresenta novos Policiais Civis

2014-12-16 15:03:00

Durante todo o ano de 2014 foram elaborados 1.917 (um mil novecentos e dezessete) Boletins de Ocorrência (BO´s), instaurados 441 (quatrocentos e quarenta e um) Inquéritos Policiais (IP´s), sendo relatados e encaminhados ao Poder Judiciário 469 (quatrocentos e sessenta e nove) inquéritos.

Foram elaborados também 380 (trezentos e oitenta) TCO (Termos Circunstanciados de Ocorrência), relativos a crimes de menor potencial ofensivo (ameaças, lesão corporal leve, vias de fato, difamação…), que foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal e 132 (cento e trinta e dois) procedimentos relativos a menores infratores. Quanto aos procedimentos envolvendo crimes de Violência Doméstica contra mulheres previstos na Lei “Maria da Penha”, foram atendidos 163 (cento e sessenta e três) casos entre crimes de lesão corporal, ameaça, vias de fato, entre outros. Neste ano mais de 181 (cento e oitenta e um) pessoas foram presas em flagrante delito, resultando na apreensão de drogas e armas de fogo bem como na recuperação de veículos com ocorrência de furto/roubo ocorridos em outros estados.

O destaque fica por conta da queda no número de homicídios, que com relação ao mesmo período do ano passado (2013) teve uma queda acentuada, passando de 04 (quatro) casos para apenas 01 (um), sendo que a única vítima em questão, possivelmente, fora assassinada por acerto de contas envolvendo tráfico de drogas.

Tal queda é ainda mais brusca verificando os anos anteriores: ano 2012, ocorreram 07 (sete) casos de homicídio, em 2011 houve 08 (oito) ocorrências, ano de 2010 foram 09 (nove) ocorrências e no ano de 2009 chegou-se a 12 (doze) ocorrências de homicídio no total.

Também foram fechados vários pontos de vendas de drogas, com a prisão de mais 44 (quarenta e quatro) pessoas envolvidas com o tráfico de entorpecentes, sendo retirado de circulação neste ano pouco mais de 2.611 quilos de “maconha”, 5,861 quilos de “crack” e 4,227 quilos de “Cocaína”. Foram cumpridos 31 (trinta e um) mandados de prisão no total. Várias ações de caráter repressivo foram realizadas periodicamente, todas em conjunto com os policiais militares, sendo efetuadas rondas no sentido de se coibir roubos, furtos e demais delitos.

No mês de outubro, a Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo (MS) recebeu 06 (seis) novos Investigadores de Polícia, os quais, após serem instruídos e capacitados, vêm auxiliando nos trabalhos de investigação e demais procedimentos de polícia judiciária. Os Delegados Dr. Natanael Matias e Dr. José Eduardo Rocha esclarecem que “os novos investigadores foram exaustivamente treinados e capacitados pela Academia de Polícia Civil, receberam aulas de tiro, defesa pessoal, Direito e técnicas de investigação e estão aptos a servir e proteger a comunidade”.

Os servidores da Delegacia de Polícia Civil daquele município, agradecem a todos os órgãos da Segurança Pública local, bem como ao Poder Judiciário, o Ministério Público e a imprensa regional, que não medem esforços para que o objetivo comum seja alcançado, qual seja a proteção da população mundonovense.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete