21.8 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Amambai realizará ação intensiva contra a dengue nos dias 20 e 21

2014-11-18 16:12:00

Sérgio Santos

O Comitê Municipal de Combate à Dengue definiu os próximos dias 20 (quinta) e 21 (sexta-feira) para uma ação intensiva no município, dentro da campanha Amambai Livre da Dengue. No último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), Amambai registrou 2.30, percentual considerado alto e que coloca o município, ao lado de Terenos, entre os que apresentam situação mais preocupante no Estado.

Serão realizadas visitas domiciliares e gradagem de terrenos em todas as regiões da cidade. As equipes recolherão e darão a destinação correta a materiais que podem acumular água. A recomendação é que tudo seja colocado em sacolas e sacos plásticos. “Serão recolhidos, por exemplo, pneus velhos. Mas é importante salientar que galhos e móveis não farão parte da operação”, explica o agente de vetores Leonildo Martins.

A programação começou a ser definida na última sexta-feira (14), durante reunião na Prefeitura. Participaram representantes do Executivo, Exército, Polícia Militar, Defesa Civil e de algumas associações de moradores. Ontem à tarde, o presidente do comitê, Reginaldo Prudente, coordenou uma reunião com agentes de saúde no auditório da SEMED (Secretaria Municipal de Educação). “Amambai e o Estado estão em alerta. É necessária uma ação mais forte, que envolva a sociedade civil e os agentes públicos, e é o que será feito nos dias 20 e 21”, explica.

Como exemplo de ação efetiva, a Prefeitura de Amambai encaminhou recentemente várias toneladas de pneus velhos para reciclagem. Amambai também emprega as chamadas ‘iscas’, armadilhas que apresentam bons resultados no combate ao mosquito transmissor. Depois de atrair os mosquitos, as armadilhas os retêm.

Os agentes de saúde fazem a contagem e identificam se existem fêmeas entre os capturados, um indício da presença de focos.

Força-tarefa

A ‘força tarefa’ contará com centenas de integrantes e reunirá equipes de diversas secretarias municipais, como Saúde, Serviços Urbanos, Obras e Agricultura, além do Corpo de Bombeiros Militar, 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Polícia Militar, agentes de endemias e voluntários.

O ano de 2014 registra 121 notificações, com 28 casos confirmados. Dentro do planejamento habitual, 11.384 imóveis são visitados bimestralmente pela equipe de controle de vetores, que conta com dez integrantes.

Palestras estão sendo realizadas nas escolas. O objetivo é que o conteúdo ministrado seja repassado pelos alunos aos pais, com informações sobre a programação a ser desenvolvida.

“É o momento oportuno de intensificarmos as ações”, observa o prefeito Sérgio Barbosa.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete