2007-06-15 08:59:37
Vilson Nascimento
Durante abordagem de rotina policiais militares lotados na 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai realizaram a apreensão, nessa madrugada, de dois ônibus carregados com mercadorias contrabandeadas do Paraguai.
A apreensão aconteceu por volta das 2h na Avenida Nicolau Otano, na saída para Caarapó, quando os policiais pararam para averiguação, dois ônibus que seguiam em comboio e em vistoria no interior dos veículos, encontrou uma grande quantidade de mercadorias oriundas do país vizinho, entre eles produtos eletrônicos e brinquedos, segundo a polícia , sem a documentação legal exigida por lei.
Os dois coletivos que teriam como destino a cidade de Presidente Prudente em São Paulo, foram encaminhados para a Receita Federal de Ponta Porã para serem tomadas às providências cabíveis.
Segundo a PM os “sacoleiros”, como são chamadas as pessoas que compram mercadorias no Paraguai e ingressam no País de forma ilegal para revender os produtos de forma ambulante em cidades em todo o Brasil, estão utilizando Amambai como rota alternativa para tentar escapar da fiscalização que está sendo intensificada nas rodovias federais de acesso ao Paraguai.
Os produtos contrabandeados que acabam sendo vendidos em barracas de camelôs, além de prejudicar comerciantes e a nação com a sonegação de impostos, ainda oferece risco aos compradores por falta de vistorias e aprovação por parte de órgãos especializados como o “INMETRO”, (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).