12.8 C
Amambai
segunda-feira, 21 de julho de 2025

Amambai:Reunião com segmentos discutiu trânsito

2007-06-14 13:32:37

Vilson Nascimento

Uma reunião convocada pelo comando da Polícia Militar, realizada na dessa quinta-feira na sede da 3ª Companhia de Polícia Militar de Amambai, com a presença de autoridades, dirigentes de empresas e segmentos da sociedade local, discutiu medidas para reduzir os alarmantes números de acidentes de trânsito que vem ocorrendo nos últimos meses em Amambai.

Só nos primeiros cinco meses desse ano, 79 acidentes foram registrados e cinco pessoas perderam a vida no trânsito da cidade contra apenas uma morte no ano passado (2006) e os números negativos não param por aí. No mês passado (maio) a Polícia Militar atendeu 21 ocorrências de acidente, porém estima-se que esse número seja ainda maior levando em consideração que em muitos os casos, quando as avarias são de pequena monta as partes envolvidas entram em acordo e a polícia nem chega a ser acionada.

Números Altos– A estatística apresentada aponta que apenas nesses primeiros 13 dias do mês de junho, em média um acidente vem sendo registrado ao dia, número considerado extremamente preocupante para um município com uma população estimada em apenas 32 mil habitantes.

De acordo com o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Jidevaldo de Souza Lima que convocou a reunião, o problema não está na falta de fiscalização do trânsito ou sinalização das ruas, mas sim, na imprudência dos condutores que insistem em não respeitar o Código de Trânsito e a sinalização.

“Cerca de 98% dos acidentes registrados até agora, no ano de 2007, aconteceram por imprudência dos condutores, apenas 2%  por pane mecânica nos veículos ou fatores alheios”, disse Souza Lima ao ressaltar que, ao contrário do que se imagina, não são as motocicletas as campeãs de acidentes na cidade.

“Já realizamos palestras em escolas e centenas de barreiras educativas. Agora vamos intensificar a fiscalização e partir para a repressão com a aplicação de multas e retenção de veículos”, disse o comandante PM ao ressaltar que só no mês de maio pelo menos 18 veículos foram recolhidos ao pátio do Detran por se envolver em acidentes ou por estar circulando de forma irregular.

Estiveram presentes na região representantes dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, representantes de auto-escolas, mototaxitas, do Exército Brasileiro, entidades como a OAB e a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Amambai), diretores de escolas e de empresas que empregam números elevados de funcionários no município.
“Queremos o apoio desses segmentos e empresas para, através de orientações aos seus alunos, funcionários e integrantes, dentro da entidade de ensino ou ambiente de trabalho, nos ajudar a diminuirmos esse alarmante número de acidentes que vem ocorrendo em nossa cidade”, Concluiu o comandante da Polícia Militar em Amambai capitão Souza Lima.

O prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT) que também esteve presente na reunião, pospôs a elaboração de uma ampla campanha envolvendo todos os segmentos da sociedade para conscientizar condutores, ciclistas e até pedestres para reduzir o número de acidentes e conseqüentemente melhorar o comportamento das pessoas em relação ao trânsito na cidade. A iniciativa foi elogiada e deverá ser articulada em breve.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 21 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete