2007-06-14 09:37:37
Jaime Mel
Os acadêmicos do Curso de Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Paranhos Ms. Realizaram na semana passada a semana do meio ambiente, no dia mundial do meio ambiente, 05 de junho, aconteceram manifestações n Brasil inteiro e em Paranhos não foi diferente, a turma foi dividida em três grupos que trataram de vários temas voltados ao meio ambiente, dentro da programação foram realizadas várias palestras nas escolas, passeatas, panfletagens. Tudo com o objetivo de chamar a atenção de toda sociedade quanto à preservação da natureza, que se continuar sendo degradada como está, tão logo tornará difícil nossa sobrevivência em nosso rico eco-sistema.
O Grupo responsável pela água abordou o referido tema, mostrando aos alunos das escolas a importância de preservar as nascentes, os mananciais e os rios, zelando dos mesmos e respeitando-os, bem como evitar os costumeiros desperdícios de água, que hoje em nossa região ainda é abundante mais pode tornar escassa como já é em algumas regiões de nosso país, realizaram também caminhadas ecológicas com panfletagens e carro de som alertando sobre os riscos conseqüentes da não preservação.
Outro grupo fez o plantio de mais de 230 mudas de árvores nativas no assentamento São José do Jatobá, conscientizando aquela população também quanto o bom relacionamento com nosso meio ambiente, foi realizado também palestras na Escola Municipal Marcos Freire envolvendo alunos e professores na questão de preservação, e juntos fizeram a arborização do campo d futebol daquela região.
E um terceiro grupo também com palestras, percorreu as áreas sofridas por erosões no município, explanando porque elas ocorrem e quais são as soluções possíveis para este problema que causa um impacto ambiental muito negativo na natureza.
Existem pessoas e movimentos que já estão fazendo alguma coisa na prática para o bem de nosso planeta, contudo ainda é muito pouco, cabe a cada um de nós fazer a nossa parte de fato, pois só assim teremos um mundo melhor onde nossos filhos possam viver em paz e harmonia, um exemplo disso é o CIABRI (Consórcio intermunicipal para gestão de preservação da bacia hidrográfica do Rio Iguatemi). Fazem parte deste, os municípios em que passa o Rio Iguatemi, onde são desenvolvidos projetos de auto sustentação respeitando as cabeceiras e todo o leito do rio.
Os acadêmicos oportunamente agradecem ao apoio recebido da prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de educação e do Biólogo Paulo Klaus, que se colocaram a disposição dos mesmos oferecendo meios de transportes, funcionários e material de suporte, sem os quais não seria possível a realização do evento.