2007-06-12 09:17:37
Em encontro com parlamentares do estado de Mato Grosso do Sul na Câmara Municipal de Amambai, o presidente do Sindicato Rural Christiano Bortolotto entregou um ofício reivindicando empenho da senadora Marisa Serrano e do deputado federal Valdir Neves na solução da questão do endividamento do produtores rurais do município. A reunião, que teve também a participação dos deputados estadual Reinaldo Azambuja, Márcio Fernandes e professor Rinaldo e do delegado do Sindicato Rural Cláudio Agostini, serviu para que a diretoria do Sindicato Rural apresentasse um trabalho em que é minuciosamente detalhada através de gráficos comparativos a situação aflitiva que se encontram os produtores, com propostas de soluções que seriam as ideais para as partes.
Recorrente há pelo menos três anos, a solução do endividamento dos produtores rurais de Amambai vem sendo uma das prioridades do Sindicato Rural. Já foram realizadas várias reuniões este ano entre os produtores sendo que uma delas teve a participação do gerente do Banco do Brasil Marcos Sozza, sem que houvesse um consenso para solucionar essa questão.
Independentemente das tentativas de negociações particulares, a diretoria do Sindicato Rural de Amambai tem se mobilizado na tentativa de sensibilizar o governo para que oficialmente haja uma nova negociação das dívidas. Para tanto, o Sindicato preparou um levantamento baseado em dados fornecidos pelas empresas de Assistência Técnica credenciadas junto aos órgãos financeiros, e que por sua vez receberam informações diretamente dos produtores. O caderno de 23 paginas foi denominado “Endividamento Agrícola na Região de Amambai”. Esse trabalho, cujos cadernos foram entregues aos parlamentares, dá a exata dimensão das dificuldades que os produtores estão tendo para a renegociação de dívidas causadas pela baixa produtividade das safras 2003/04, 2004/05 e 2005/06 em virtude da estiagem.
Dentre vários tópicos e gráficos, o estudo chega ao que se considera a solução ideal para a renegociação dessas dividas que vem afligindo a categoria.
Eis alguns dos itens:
Receita x vencimentos – Mostra a discrepância entre a capacidade de receita bruta do produtor e os vencimentos, tornando inviável a quitação da dívida
Projeção de Receita Líquida – |Na forma que a dívida está disposta, a tendência é um aumento progressivo nos valores da dívida, tornando impossível saldá-las. Nesse item é apresentada uma proposta recompondo a dívida acumulada em 10 anos, tendo carência de 1 ano a um juro de 3% ao ano.
Melhor distribuição dos vencimentos – Com um ano de carência é possível que se faça caixa para os próximos vencimentos, com o prazo de 10 anos torna a dívida condizente com a capacidade de receita líquida e com os juros de 3% a.a é possível que se liquide os vencimentos sem que os juros inviabilizem a capacidade de saldá-los.