24.5 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Caarapó equipa praças com academias de saúde

2014-09-24 11:00:00

A prefeitura de Caarapó iniciou a construção de academias de saúde em locais estratégicos da cidade. Ao todo serão construídas quatro academias. A primeira delas está em construção na praça do Jardim Adonai/Vila Nova. As demais serão instaladas no bairro Santo Antônio e nos distritos de Cristalina e Nova América.

Os polos de academia – com área total de 330 m² cada – foram concebidos para atender as famílias usuárias das unidades básicas de saúde e são compostos de espaço de vivência coberto, destinado a atividades coletivas relacionadas às práticas corporais (atividades físicas e artes, envolvendo teatro, música e artesanato), além de reuniões de grupos. O espaço externo possui área de multiuso, com equipamentos para exercícios físicos, e sanitários.

De acordo com a assessoria do prefeito Mário Valério (PR), os recursos para construção dos prédios das academias são do Governo federal, por meio do Fundo Nacional de Saúde, e foram obtidos mediante ação do deputado federal Geraldo Resende (PMDB). A verba total dos empreendimentos, com contrapartida municipal, soma R$ 557.378,00.

Recentemente, a prefeitura de Caarapó instalou uma academia ao ar livre na praça da Vila Planalto. O local foi equipado com 19 aparelhos de ginástica, que são diariamente usados pela população. Os equipamentos foram adquiridos com recursos da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, viabilizados pelo então deputado estadual Alcides Bernal, mediante emenda no orçamento do Estado, por indicação do ex-vereador caarapoense Cobrinha e do então vereador Mário Valério – hoje prefeito da cidade.

De acordo com o Governo federal, o Programa Academia de Saúde foi criado em 2011 e desde aquela época o Ministério da Saúde vem promovendo a implantação e implementação dos polos nos municípios brasileiros. Os polos são espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.

Em Caarapó, o prefeito Mário Valério imediatamente buscou parcerias para a implantação do programa, que dará à população os meios necessários para alcançar qualidade de vida através da prática de atividades físicas, com orientação profissional. “Já está provado que a atividade física faz bem para a saúde das pessoas. Então, foi pensando nisso que buscamos viabilizar esses espaços, que estarão à disposição de todos”, observou o prefeito de Caarapó, sublinhando o apoio parlamentar do deputado federal Geraldo Resende, que viabilizou os recursos dos polos de academia junto à União.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete