16.2 C
Amambai
segunda-feira, 14 de julho de 2025

Homem acorda após 19 anos em coma

2007-06-03 14:10:00

Um polonês de 65 anos que entrou em coma após um acidente recuperou sua consciência depois de 19 anos e se espantou com as transformações ocorridas durante este período no ex-país comunista.

O ferroviário Jan Grzebski, cujos médicos haviam dados apenas mais dois ou três anos de vida após o acidente ocorrido, creditou sua recuperação à atenção dada por sua esposa.

"Foi Gertruda que me salvou. Isso eu nunca vou esquecer", disse ele a uma rede de televisão local.

Grzebski afirma que as mudanças que encontrou no país fazem sua "cabeça rodar". "Quando eu entrei em coma, só havia chá e vinagre nas lojas e a carne era racionada", contou. "Agora eu vejo pessoas andando nas ruas com celulares e tantos produtos nas lojas que fazem a minha cabeça rodar."

Ele também encontrou seus quatro filhos casados e 11 netos que nasceram durante as mudanças precipitadas com o colapso do regime comunista na União Soviética e simbolizadas pela queda do Muro de Berlim.

O filme "Adeus, Lênin" (2003), do diretor Wolfgang Becker, mostrava um garoto que, temendo pela saúde da mãe (que também havia ficado em coma durante o fim do comunismo na antiga Alemanha Oriental), fazia de tudo para esconder as transformações passadas pelo país na unificação com a parte ocidental e a transição para o capitalismo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 14 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete