2007-05-29 14:42:00
Visando melhorar os serviços ambulatoriais de urgência e emergência e as internações de média complexidade, a Prefeitura de Amambai e o Hospital Regional, entidade mantida pela Associação dos Amigos de Amambai, assinaram convênio de cooperação mútua.
O convênio, que prevê o repasse mensal de R$ 152 mil, foi assinado nesta quarta-feira, 23, pelo prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, diretor administrativo do Hospital Meire Dutra Flores, Secretário Municipal de Saúde, João Ramão Pereira Ramos, e pelo Presidente da Associação Mantenedora, Alcides Mariano.
“Este convênio é um pacto de gestão sob o novo modelo de assistência à saúde preconizado pelo Sistema Único de Saúde. Este pacto estabelece algumas diretrizes em relação ao cumprimento de metas quantitativas e qualitativas e melhoria da qualidade do serviço hospitalar”, explicou Meire. O valor estipulado no convênio inclui todos os programas, que são os recursos das contrapartidas do município, do estado e da União. Segundo o diretor do Hospital Regional, o valor repassado pelo Estado é bem inferior ao do município.
Por outro lado, explica o Secretário Municipal de Saúde, este novo pacto de gestão estabelece a qualidade do serviço com o menor número de internações e, assim, a prefeitura deverá fazer investimento maior na atenção básica. “Para isso, estamos investindo na medicina preventiva, isso significa investimentos nas Unidades de Saúde e repassando recursos para o hospital para melhorar o atendimento”, falou João Ramão. Estamos preocupados, continua ele, com a saúde da comunidade e estamos fazendo este trabalho junto com o Hospital Regional fazendo o possível para que a população seja bem atendida; esta é nossa obrigação como administradores públicos.
Para o diretor da instituição hospitalar, a relação entre governo municipal e hospital sempre favoreceu o atendimento à comunidade. “Sempre tivemos uma boa relação entre o hospital e o poder público; porque sempre fomos parceiros neste trabalho, sabemos das dificuldades que o município e nós temos, mas sempre estamos unidos e trabalhando no sentido de minimizar as dificuldades”, finalizou Meire Flores.