18.2 C
Amambai
terça-feira, 8 de julho de 2025

Eldorado:Usina Rio Paraná faz audiência pública

2007-05-18 17:24:00

A usina Rio Paraná realizou audiência pública, com mais a participação de mais de 400 pessoas de diversos segmentos sociais, no Salão Paroquial de Eldorado, atendendo a convocação da Secretaria Estadual de Meio-Ambiente (Sema). Houve a presença do empresário Ernani Barea e da prefeita, Mara Caseiro.

Na audiência pública foi demonstrado o projeto e foi abordado o impacto ambiental e as medidas necessárias para minimizar os efeitos poluidores da usina que poderá produzir 100 milhões de litros de álcool e três milhões de sacas de açúcar ao ano, além de gerar em torno de dois mil empregos.

A audiência pública foi coordenada pelos técnicos da Sema, na qual os investidores apresentaram o projeto e mostraram como será a nova indústria, as condições de trabalho a serem oferecidas, o potencial produtivo e de arrecadação de impostos para o município e para o Estado, falaram sobre as tecnologias a ser utilizadas, a qualificação da mão-de-obra e os benefícios para a cidade.

A usina Rio Paraná, de Eldorado, contratou uma empresa de consultoria, que elaborou o projeto ambiental e de preservação do meio-ambiente, com proteção de mananciais, através de recuperação de matas ciliares, lagoas protegidas, materiais utilizados, reutilização da vinhaça como adubo e do bagaço para a geração de energia própria.

A comunidade fez questionamentos, através de perguntas de mais de 30 pessoas, sobre os riscos para os mananciais, risco de extinção de espécies vegetais e animais, queimadas, condições de trabalho, reinvestimento da lucratividade em projetos sociais na região, tempo de duração dos contratos de trabalho, entre outras perguntas, todas respondidas prontamente pelos técnicos e consultores.

Agora, uma equipe da Sema deve analisar o projeto para conceder ou não o parecer para conceder a licença ambiental. A expectativa é de que a licença seja concedida até o final de junho, com previsão de entrada em funcionamento da usina, em caráter experimental, no final do ano de 2008, e para o início da produção de álcool e de açúcar, em abril de 2009.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete