2007-05-12 12:37:00
Vilson Nascimento
Lideranças indígenas de 22 áreas, entre aldeias e terras ocupadas em 12 municípios da região de fronteira entre Brasil e Paraguai, assistidos pela Delegacia Regional da Funai em Amambai, irão bloquear parcialmente, a partir das 14h desse sábado, a rodovia MS 386 entre Amambai e Ponta Porã, no trecho que corta a Aldeia Amambai em Amambai.
Eles querem a permanência da Delegacia Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), que foi transferida de Amambai para Dourados em Amambai. A decisão de promover a manifestação surgiu durante uma reunião realizada na manhã de hoje na Aldeia Amambai em Amambai, com a participação de representantes de todas as aldeias afetadas com a decisão da mudança, que partiu da presidência da Funai em Brasília.
Segundo as lideranças indígenas com a manifestação eles querem chamar a atenção das autoridades e da imprensa para o caos social que afetaria as aldeias da região com a retirada do órgão estadual de Amambai, o que deixaria, segundo os indígenas, pelo menos 25 mil índios guarani-kaiowá e guarani-ñanhandeva praticamente sem atendimento.