2007-05-09 12:08:00
O produtor Antônio Vendramini, proprietário da Fazenda Madama, em Coronel Sapucaia, protocolou reintegração de posse para tentar retirar os 40 índios guarani-caiuá que ocuparam a fazenda desde o início da semana. O recurso está sob análise da juíza Daniela Paulovich, da Justiça Federal de Ponta Porã.
O recurso foi protocolado ontem de manhã e os produtores lembraram que havia uma decisão da própria juíza concedida no dia 2 de maio – um interdito proibitório – que proibia a entrada da comunidade na fazenda e estipulava multa de R$ 500,00 à Fundação Nacional do Índio (Funai) caso a ordem fosse contrariada.
A decisão remete à ocupação feita pelos índios no dia 3 de janeiro. Um grupo da Aldeia Taquapery reivindica 3,4 mil dos seis hectares da fazenda, alegando que se trata de terra memorial. A Funai já declarou que não há estudo que comprove a tese do grupo. Na desocupação, promovida por milícia armada no dia 9 de janeiro, a índia Churetê Lopez, 70 anos, foi assassinada com um tiro no peito.