2007-05-06 19:26:00
O Papa Bento XVI chamou a América do Sul de "o continente da esperança" em seu pronunciamento aos fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, neste domingo, às vésperas de sua viagem ao Brasil. O Papa chega ao país nesta quarta-feira (9) para participar da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, na cidade paulista de Aparecida, e para canonizar o Frei Galvão, que vai se tornar o primeiro santo nascido em território brasileiro.
“Eu estou preparando-me espiritual para este encontro", disse o Papa. "Quase metade dos católicos do mundo vive na América do Sul, muitos deles jovens. "Esté é o continente da esperança: esperança que considera não somente a igreja, mas toda a América e o mundo inteiro.” Esta será a primeira visita do papa ao continente em dois anos de pontificado.
A decisão do papa de escolher a cidade de Aparecida como sede do mais importante encontro da hierarquia católica latino-americana em 15 anos surpreendeu a própria Igreja brasileira, que acreditava que Chile, Argentina ou Equador sediariam o evento.
"Não se previa Aparecida como uma possibilidade. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) não havia proposto Aparecida porque já havia sido sede de uma conferência. Por isso, a CNBB acreditava que fosse normal que outros países pudessem hospedar a conferência", explicou o arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer.