2007-04-28 08:19:00
No dia primeiro de maio próximo terá início, em todo o estado, a campanha geral de vacinação contra febre aftosa, nesta etapa serão vacinados todos os bovinos e bubalinos a expectativa é de que se atinja um rebanho próximo a 25 milhões de cabeças, os pecuaristas terão 30 dias para realizarem a imunização e devem procurar o IAGRO no máximo 15 dias após a vacinação para registro do CT-13 ( comprovante de vacinação).
Na região de fronteira, a preocupação é redobrada, neste sentido, o IAGRO, recomenda que os produtores rurais observem sempre as condições de armazenagem da vacina, com bom volume de gelo nas caixas de isopor e evitar ao máximo a exposição da vacina a luz solar, bem como aplicar no local e nas doses recomendadas ( 5 ml para todos os animais).
Uma boa novidade e a da implantação, em todos das as unidades locais da IAGRO, a partir do dia 2 de maio o novo Sistema de Atenção Animal (Saniagro) em substituição ao Sistema de Vigilância Sanitária Animal (Visan), de acordo com o diretor-presidente da IAGRO, Roberto Rachid Bacha, o programa – inédito no País e estruturado a partir de recursos próprios da agência – dinamizará o trabalho do órgão, além de melhorar o atendimento às demandas dos produtores rurais do Estado. “É um sistema avançado que terá um banco de dados único com interação total dos escritórios locais e proporcionará rapidez de acesso do produtor em relação à ficha cadastral dele na IAGRO”, declara.
Bacha explica ainda que o Saniagro possibilitará ao produtor rural a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) em qualquer escritório do órgão e não somente no município onde a ficha sanitária dele é controlada. “Isso muda todo o nosso trabalho e temos a certeza de que vamos melhorar o atendimento das demandas do produtor”, diz o diretor-presidente.
Também através do Saniagro, haverá um controle mais eficiente – além da vacinação contra a febre aftosa – de doenças como brucelose, raiva e New Castle. Além disso, técnicos da Iagro poderão, com o novo sistema, controlar melhor o fluxo de animais em todo o Estado.