24.5 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Sete Quedas: Município realizará Censo Agropecuário

2007-04-17 17:49:00

 
O Prefeito Sérgio Mendes (PDT) assinalou o início, no dia 16 de abril, como um dia muito importante para Sete Quedas, o início do Censo Agropecuário e da Contagem da População, a ser realizado pelos 5 recenceadores e 2 agentes  contratados temporariamente pelo IBGE. E que pela  primeira vez, os recenseadores levantarão dados usando computadores de mão.


Informações sobre fronteira agrícola, assentamentos rurais, provaveis reservas indígenas, agricultura familiar deverão ser apurados pelo Censo Agropecuário, que não era realizado desde 1996. Em relação à Contagem da População, os recenseadores irão visitar todos os domicílios urbanos e rurais, cobrindo a área do municipio que é de 925.825 Km²,  acredita-se que um universo de mais de 12.000 habitantes.


Além de assinalar o IBGE como instituição de orgulho nacional, o Prefeito faz um apelo para que os entrevistados prestem com simpatia e boa vontade as informações aos recenseadores.
Hoje, em que pese o número menor de novos municípios, continuam fortes as demandas pelas atualizações dos dados populacionais no período entre um censo e outro como forma de reduzir os efeitos das distorções nas estimativas municipais provocadas pelo afastamento da data do último recenseamento. Tais distorções afetam bastante os menores municípios, que são também os mais dependentes dos recursos do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. Esta é a principal razão da realização da Contagem da População em 2007.
                                       
                                                                                   O FPM


O Fundo de Participação dos Municípios, realmente é o que movimenta o município, hoje, portanto Sete quedas leva um prejuízo na média de 150.000 mil reais mensais que poderiam ser aplicados em vários setores como, por exemplo, a saúde, educação, obras e etc. Isto vem acontecendo desde o ultimo Censo no ano de 2000.


                Foi realizado no ano de 1996 uma contagem da População e nosso município na época possuía 17.251 habitantes, e na contagem seguinte, portanto no ano 2000 foi realizado o Censo Demográfico o obteve-se uma população de 10.936 habitantes, uma redução significativa, que para o IBGE desde então com dados estimativos a população Setequedense hoje é de 8.394 habitantes e que tem diminuído automaticamente o recurso do FPM, mas nós poderemos levantar que Sete Quedas possui mais de 12.000 habitantes, tendo como base o numero de eleitores que são mais de 7.500, numero de alunos das redes estaduais e municipais que somam mais de 3.600 alunos e numero de crianças que ainda não se encontram em idade escolar, na média de 1.100 mas isto só será possível com ajuda de todos os segmentos da sociedade e principalmente você que está em casa ou na sua propriedade onde receberá o recenseador fornecendo as informações necessárias.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete