19.8 C
Amambai
quarta-feira, 21 de maio de 2025

O batismo de arrependimento

2012-09-14 13:20:00

João Batista é aquele de quem o profeta Isaías disse que viria preparar o caminho para a chegada do Salvador: “Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus” (IS 40.3).

João, vivia no deserto, longe da Civilização, para não se contaminar com as impurezas do mundo, para se preparar espiritualmente, e aparecer de forma surpreendente. Sua missão era anunciar a chegada do Salvador tão esperado! O povo deveria confessar seus pecados e se batizar para ser perdoado: “E toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados” (MC 1.5).

Você já se arrependeu e confessou seus pecados? Já passou pelo batismo do arrependimento para Jesus lhe receber? Jesus nos deixou o exemplo, quando aos quase trinta anos, foi batizado (LC 3.23), iniciando seu ministério que durou três anos: “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele” (MT 3.16).

Após sua ressurreição, Jesus se encontrou com seus discípulos e passou quarenta dias ensinando-os e provando que estava vivo (AT 1.3). Então, formou a primeira comissão de evangelistas e determinou: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (MT 28.19).

A palavra de Deus é pregada até hoje, e vai continuar até que todas as pessoas recebam a mensagem de Deus. Quem aceitar, obedecendo aos seus ensinamentos, receberá a salvação, quem não aceitar, infelizmente, receberá a perdição: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (MC 16.16).

E os discípulos, os primeiros cristãos, pregavam e batizavam os que iam crendo. Até um feiticeiro chamado Simão: “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou, de contínuo, com Filipe e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João, os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.)” (AT 8.12-16).

Após o batismo com água, Jesus nos batiza com o Espírito Santo: “Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus” (AT 19.3-5). Jesus mandou crer no evangelho: “E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (MC 1.15). Você, crê na Bíblia? Crer é obedecer! Deus o abençoe! 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 21 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete