31.8 C
Amambai
sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Messenger pode ser grampeado

2007-04-13 21:37:00

Um alerta soou para os usuários de comunicadores instantâneos nesta semana, depois que a polícia de Brasília grampeou o bate papo-virtual entre dois jovens suspeitos de tramar um assassinato. A ação mostra que as conversas via mensageiros instantâneos, o popular MSN Messenger, utilizado pelos suspeitos , podem sim, ser interceptadas e entregar os segredos digitados pelos internautas.


Mesmo se você for vítima do ciúme doentio de um parceiro ou parceira, não há motivo para pânico, já que esse processo só pode ser feito com a colaboração de provedores de acesso, mediante uma ordem judicial. “A lei de escuta telefônica também se aplica ao fluxo de comunicações em sistemas de informática e telemática. Portanto, é possível obter na Justiça autorização para interceptar conversas via comunicadores instantâneos”, explicou o advogado Renato Opice Blum, especialista em direito digital.


Sem a ordem obtida depois de uma denúncia anônima afirmando que os jovens planejavam o assassinato via comunicador, não haveria a colaboração dos provedores. Isso impediria que especialistas em tecnologia consiguissem “grampear” a conversa on-line, como fizeram durante essa investigação. Sem esse auxílio, é praticamente impossível que um namorado ciumento — mesmo com muito conhecimento técnico — consiga monitorar os bate-papos de sua namorada utilizando as técnicas adotadas pela polícia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete